Tá pensando em abrir um novo negócio para começar bem o ano novo? A Catral te ensina como montar uma distribuidora de bebidas com dicas úteis e práticas. Olha só!

Primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa sobre a situação do mercado local, decidir qual o melhor ponto, e pesquisar como é a concorrência por perto, e quais serão os possíveis clientes.

Uma distribuidora de bebidas tem a possibilidade de vender para consumidores finais e comerciantes, mas, para alcançar todo esse público, a localização é um ponto fundamental. Por isso, você precisa fazer um estudo para escolher o lugar com acesso fácil, pouca (ou fraca) concorrência, e índice pequeno de criminalidade.

Para segmentar o mercado consumidor da distribuidora, pesquise a faixa etária, a faixa salarial, os gostos e preferências das pessoas que moram no bairro escolhido, para entender como é o comportamento do consumidor. Dessa forma, será mais fácil criar e executar estratégias de vendas, além de atender melhor aos clientes.

Em relação à concorrência, procure sempre oferecer uma variedade maior de produtos, ou preços menores. Dessa forma, as outras distribuidoras, mesmo localizadas por perto, não irão atrapalhar o seu negócio.

Sobre o investimento, o mesmo estará dividido entre estrutura, informatização, equipamentos e formalização. É necessário ter um espaço com balcão de atendimento, alguns produtos com venda impulsiva (como salgadinhos em pacotes, água mineral, cigarros, sorvetes, etc.) e prateleiras, além de um depósito e um escritório. Também é importante informatizar a distribuidora com softwares especializados para controle de estoques, de contas a pagar e a receber, e para contabilização. Além disso, a loja deverá ter freezers, engradados, carrinho para transporte de carga e veículo utilitário para entregas a domicílio. O investimento inicial vai depender diretamente da estrutura, do valor do imóvel e do tipo que equipamentos que você vai escolher.

Para abrir as portas da sua distribuidora de bebidas, você vai precisar lidar com diversos aspectos legais, como a formalização da empresa junto à Junta Comercial, os Alvarás de Funcionamento dos Bombeiros, e o registro no Conselho Regional de Administração, por exercer função privativa da Administração.

Ter parcerias com fornecedores é extremamente importante para conseguir apoio em marketing, campanhas promocionais, entre outras vantagens.

E para fidelizar seus clientes, você deve primeiramente alcançar diversos públicos (comerciantes, restaurantes, bares, lanchonetes e pessoas físicas), ter um estoque diversificado, promoções, descontos, além de negociação de prazos e condições de pagamento.

Um tipo de parceria que está crescendo muito é aquela firmada com empresas de eventos, onde a distribuidora estabelece a quantidade de bebidas, a data de entrega e o valor do pagamento para casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos. As distribuidora de bebidas também pode lucrar muito com o aluguel de mesas e cadeiras, e até freezers, para eventos.

E para ter um grande crescimento na sua distribuidora, invista em publicidade e propaganda, para divulgação massiva da sua empresa, através de folhetos, folders, TV, rádio, internet, e também por meio de visitas de representantes comerciais a outras empresas.

A distribuidora também deve decidir se a entrega dos produtos será feira através de frota terceirizada ou veículo próprio. Além disso, deverá haver um planejamento de prazos e condições de pagamento, e custos, se o sistema for terceirizado.

Gostou das dicas da Catral? Que tipo de negócio você está querendo abrir? Conte pra gente, que vamos te ajudar!

 

Zé Catral

Fonte:  Novo Negócio.
Foto: Divulgação.

Ofertas válidas somente para a data da publicação. Data: 24 de dezembro de 2012.